Um conteúdo social media pode garantir bons resultados para o mesmo nicho? Se você ainda tem dúvidas como esta, acompanhe este artigo que eu te explico!
Imagine a seguinte situação: duas empresas que atuam no mesmo nicho mas, claro, com suas características próprias, modos de trabalho e atuação no mercado.
Sabia que é totalmente possível que elas tenham conteúdos exclusivos de social media e um posicionamento único, trazendo uma comunicação e linguagem próprias para seu público?
Se você é um (a) profissional de social media, ou uma empresa que contrata esses serviços, confira agora dicas de como isso é possível, sem que interfira no seu trabalho ou na sua empresa. Acompanhe!
O que é social media?
Em primeiro lugar, é importante definirmos: social media é o trabalho de gerenciar um ou mais perfis de redes sociais de uma empresa.
Porém, ao contrário do que muitas pessoas pensam, não se trata apenas de criar e publicar conteúdos online. É preciso considerar também uma boa estratégia, o que exige pesquisas, análises de mercado e atualizações constantes.
Assim, em outras palavras, o trabalho de social media, seja você um (a) profissional ou quem recebe este serviço, está relacionado a levar para as redes sociais a essência de uma/da sua marca!
Porém, como executar bem esse trabalho quando falamos de duas marcas que atuam no mesmo nicho de mercado?
Dicas sobre social media para empresas do mesmo nicho
Agora que já definimos as principais funções trazidas por um trabalho de social media, levantamos uma questão importante: como duas marcas do mesmo nicho podem se diferenciar?
Pois, seja você um (a) profissional que deseja desenvolver melhor seu trabalho ou uma empresa que precisa de mais confiança nas produções para o seu segmento, acompanhe as dicas valiosas que preparamos!
- Propósito e valores
Se estamos falando sobre um posicionamento de marca, algo que tem o objetivo de diferenciar uma empresa de outra, inclusive entre aquelas do mesmo segmento, tudo o que envolve social media precisa considerar propósitos e valores.
Então, seja como pessoa ou como instituição, existem as próprias convicções, os próprios valores e propósitos que podem ser utilizados para criar conexão com o público.
Portanto, lembre-se: propósitos e valores podem ser pontos-chave entre as formas de criar uma relação de confiança entre a empresa e o público.
2.Leve as experiências para o social media
Sim, quando falamos experiências, é no sentido literal: o que foi vivido pela pessoa ou pessoas que fazem parte da empresa, tanto no campo pessoal, quanto profissional.
Ou seja, nossa segunda dica é levar para o social media o que foi vivenciado entre lugares por onde passou, conexões profissionais.
E, ainda, se utilizar dessas experiências num sentido mais amplo: contextualizando-as em abordagens de assuntos que já são comumente utilizados.
Por exemplo, no caso de uma empresa da área contábil, ao falar de um tema comum como imposto de renda, é possível diferenciá-lo a partir de experiências da própria empresa ou de profissionais dela junto aos seus clientes, elucidando melhor o que está sendo dito.
3. Público-alvo e persona – h3
Por mais que haja empresas do mesmo nicho, atuando no mesmo mercado, uma das grandes particularidades pode estar no público-alvo e também na persona.
Pois saiba que é fundamental trazer esses pontos às estratégias de social media, considerando tanto públicos com os quais queremos falar, quanto os que não queremos falar, para que a comunicação seja bem direcionada.
Dessa maneira, se você é uma empresa, defina bem o público-alvo com quem deseja se comunicar; e se for um (a) profissional de social media, esteja sempre atento (a) a estas características ao definir estratégias para os seus clientes.
Portanto, é muito importante não apenas saber de todos esses tópicos, seja sobre a própria empresa ou sobre os seus clientes, quanto também saber colocá-las em prática, adequando a linguagem social media a cada uma das plataformas de comunicação.
Pronto (a) para trazer diferencial com o social media?
Este conteúdo foi construído para trazer um panorama sobre as principais características que podem fazer parte das estratégias de social media, de modo a diferenciar uma marca dentro de seu nicho!
Deste modo, nosso objetivo é falar com você, empresário (a) que quer destacar seu negócio dentro de seu mercado, e com você social media, que quer agregar boas estratégias entre seus clientes.
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