Muitos empresários ainda podem estar se questionando sobre a importância de se ter um site. Neste conteúdo, vamos abordar alguns tópicos que representam a necessidade de toda empresa, independente do seu porte, estar no universo da internet. Então, se você quer saber e entender, de uma vez por todas, por que ter um site para sua empresa, fique com a gente neste conteúdo que vamos esclarecer tudo.
O primeiro passo a ser dado e compreendido é que a internet avança a cada dia e, com isso, o comportamento das pessoas também. Muitos preferem fazer compras on-line ou, mesmo que o seu negócio não envolver comprar pela internet, lembre-se que seus clientes podem querer saber mais detalhes do seu produto ou serviço antes de entrar em contato, fazer uma encomenda, solicitar um orçamento ou ir até a loja física para efetuar a comprar.
Basta apenas minha empresa ter um site?
A resposta é não! Além de possuir um site, a sua empresa precisa ter ele bem alimentado, com layout compatível com sua marca, seguindo todas às diretrizes da identidade e, consequentemente, mostrar ao cliente em potencial que sua empresa entende do assunto.
Portanto, não basta apenas estar online, é preciso se destacar, afinal, como mencionamos anteriormente, a internet cresce e atinge mais pessoas a cada dia e, com isso, novos concorrentes estão aderindo à esta mídia.
Isso quer dizer também que se preocupar com a concorrência não é apenas colocar um site no ar, mas investir em serviços que vão te dar a possibilidade de sair à frente e deixar o seu negócio com mais visibilidade e credibilidade.
Que negócios são esses?
São diversos os serviços que podem ser contratados dentro de um site para que ele esteja completamente de acordo com tudo o que é exigido para ser considerado um bom site.
O primeiro passo é que o seu ambiente online precisa agradar os mecanismos de buscas, como o Google, Yahoo e Bing, por exemplo.
Vamos pegar para exemplificar o Google que é o buscador mais utilizado atualmente.
O seu site precisa aparecer no Google, pois somente assim as pessoas irão te encontrar, seja através de links patrocinados (Google Ads) ou de SEO (Tráfego Orgânico – Otimização para Mecanismo de Busca).
Esses dois conceitos precisam ser bem aplicados e estarem respaldados por páginas internas bem desenvolvidas e com conteúdos de qualidade. Além do mais, é preciso que o seu site esteja bem alinhado no quesito ‘experiência do usuário’, que envolvem o tempo de carregamento, o layout responsivo para mobile e desktop, conteúdos bem otimizados e legibilidade, só para citar os mais importantes.
Quais as vantagens de ter um site profissional?
Tudo que é bem feito traz vantagens inesquecíveis. Se você ainda não se convenceu do porquê ter um site para sua empresa, este tópico vai te ajudar.
Quando você tem ao seu lado profissionais competentes e capazes de construir um bom site para sua empresa, os benefícios serão acima da média, isso porque seus potenciais clientes vão enxergar muito mais credibilidade no seu negócio.
Listamos abaixo, alguns tópicos vantajosos para você entender, de uma vez por todas, a importância de ter um site para sua empresa.
- Criar mais reputação e credibilidade;
- Melhorar e agilizar o atendimento ao cliente;
- Seu negócio disponível para qualquer pessoa 24 horas por dia;
- Alcançar mercados maiores e mais lucrativos;
- Alcançar mais pessoas;
- Vender mais;
- Conseguir detalhar melhor os seus produtos e serviços;
- Ter um posicionamento de marca ainda maior;
Como saber qual é o site ideal para minha empresa? Quais são os tipos?
O site ideal para o seu negócio deve ser planejado sempre com o auxílio de um profissional, pois é ele quem vai fazer uma avaliação do seu negócio e entender qual é o melhor conceito de site para aplicar na internet e oferecer seus produtos/serviços aos usuários.
Os tipos de sites podem ser institucionais, dinâmicos, e-commerce e one-page e, abaixo, explicamos brevemente o que cada um deles quer dizer e você poderá identificar qual se encaixa melhor para sua empresa.
Sites Institucionais
Você procura fortalecer a sua marca? Se a resposta for sim, o tipo de site ideal para você é o institucional.
A funcionalidade dele é informar aos usuários sobre o seu negócio e apontar quais são os serviços oferecidos pela sua empresa, trabalhando o fortalecimento da marca e trazendo uma proposta prática e direta.
Sempre que você estiver procurando entender porque ter um site para sua empresa e, dentro deste questionamento, estiver a pergunta sobre o que é o site institucional, pense nele como um cartão de visitas online, sem muitas páginas, apenas o necessário para que o seu público reconheça e entenda o que você quer apresentar.
Sites Dinâmicos
Se você está aqui para entender porque ter um site para sua empresa e chegou neste tópico dos sites dinâmicos, nós vamos te explicar que este tipo de site possibilita um leque maior de páginas e conteúdo dentro do mesmo espaço, favorecendo algumas técnicas do marketing digital, como o SEO e a criação de conteúdos específicos e curiosos dentro de um blog, por exemplo.
O dinâmico também engloba tudo o que já citamos no institucional, no tópico anterior.
E-commerce/Lojas Virtuais
Se o seu negócio é totalmente online, uma boa estratégia é contratar um site e-commerce, onde é possível vender ou comprar um produto diretamente pelo meio virtual. Este modelo é ótimo para comerciantes que pretendem expandir e melhorar a visibilidade no ambiente online.
Uma loja virtual é construída com sistemas de verificação, permitindo que o consumidor encomende diretamente da loja online, tudo isso oferecendo rapidez e qualidade na hora da entrega, além de ser segura e intuitiva.
Sites One-Page
Mais um exemplo de tipos de site que você pode contratar para sua empresa é o one-page. O foco dele é agregar, em uma única página, toda a informação que você quer passar sobre seu negócio para o usuário.
Uma vantagem para ter um site para sua empresa que seja one-page é que ele funciona muito bem no mobile, isso porque esses tipos de site levam menos tempo para carregar (isso se todos os testes forem feitos adequadamente, claro).
O que colocar dentro do site da minha empresa?
Seguindo na explicação do porquê ter um site para sua empresa, é importante falarmos sobre o conteúdo desse site. Afinal, o que colocar dentro desse ambiente?
A resposta é simples! Tudo!
Dentro do site deve conter todas as informações necessárias sobre seus produtos e serviços, para que o usuário não tenha dúvidas a respeito de nada e consiga solicitar o orçamento ou entrar em contato já sabendo exatamente o que ele quer comprar.
Portanto, seja o mais detalhista possível, explique tudo, responda as principais dúvidas e conquiste seu público sem dificuldade.
Onde encontrar um especialista?
Se você já entendeu porque ter um site para sua empresa, entre em contato conosco. Preencha o formulário abaixo e fale com uma especialista no assunto. O site ideal para sua empresa e tudo que você precisa para se destacar na web está aqui na SW Negócios Online.