Importância do blog na comunicação digital

Importância do blog na comunicação digital

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A sua empresa ainda não tem um blog dentro do site? Você já parou para pensar na importância do blog? Então para tudo porque você precisa ler este artigo.

O seu objetivo é fortalecer o SEO do seu site? Indo mais além, seu propósito é aumentar a credibilidade do seu negócio, estreitar o relacionamento com sua audiência e agregar valor? Então tenha em mente que o site precisa de um blog.

Neste conteúdo, a gente vai te explicar tudo sobre o blog, suas funcionalidades, benefícios e o mais importante, destacar a importância dessa ferramenta dentro da comunicação digital. Vamos lá?

Por que fazer um blog?

Primeira coisa a se considerar quando se busca entender a importância do blog, é que ele é uma ferramenta que tem potencial de ajudar uma empresa a ganhar autoridade, aparecer no topo dos buscadores e, é claro, vender mais.

É neste espaço que você poderá depositar os mais diversos assuntos sobre sua área de atuação, curiosidades que seu público alvo está buscando no Google e postar dicas sobre seus serviços utilizando palavras-chave de calda longa que, nem sempre, faz sentido utilizar nas páginas internas, onde o foco maior é otimizar os produtos e serviços.

Quais as vantagens do blog para o site da sua empresa?

Vamos lá, você ainda pode estar se perguntando: por que é tão importante ter um blog?

Se os motivos que já foram destacados acima não lhe convenceram, os tópicos abaixo terão essa missão.

A importância do blog para gerar autoridade e ajudar a vender

Ao escrever sobre sua área de atuação você demonstra conhecimento de causa, o que gera autoridade para o seu negócio e ajuda a vender mais. Afinal, quanto mais conteúdo você tem sobre o seu produto ou serviço, mais as pessoas vão confiar no que você está falando. Essa é uma maneira de ser visto como alguém que sabe do que fala, com isso colocar um CTA (Call to Action – Chamada para Ação) no meio ou final do artigo será tarefa fácil para o usuário efetuar a compra, entrar em contato ou seja lá qual for a intenção de captar um lead.

Um bom conteúdo ajuda você a aparecer no Google

Falamos sobre SEO no início deste conteúdo sobre a importância do blog. E finalmente chegamos ao tópico que fala sobre as otimizações para mecanismo de busca.

Ao publicar conteúdos em um blog, sua empresa tem mais páginas a serem indexadas no Google em comparação com um site comum. Isso também aumenta a probabilidade de outros sites linkarem para o seu, o que melhora o posicionamento nos buscadores e atrai mais visitas. Além do mais, investir nos termos corretos e produzir conteúdos exclusivos baseados nas dúvidas dos usuários dentro do Google é a chave para atrair novas visitas.

A importância do blog para facilitar o processo de venda

O blog também ajuda a dar um empurrãozinho naqueles clientes que ainda não estão no momento de compra. É que, acompanhando a página, o cliente em potencial mantém contato com a sua empresa e é conquistado aos poucos, ao mesmo tempo em que sua marca fica na mente dele para quando chegar o momento da compra.

Isso também pode ser facilitado porque dentro do blog você pode colocar links mais atrativos que vão levar o usuário para outra página sobre um assunto semelhante que também pode interessar a ele, ou diretamente para a página daquele produto ou serviço específico.

Tipos de posts para blogs

É interessante entender sobre a importância do blog que os tipos de posts a serem publicados é de extrema importância. Você precisa, primeiramente, contar com um planejamento de conteúdo.

Não é viável fazer clipagem ou sair despejando dentro do blog todo e qualquer tipo de texto. Isso só prejudicará o ranqueamento do seu conteúdo no Google e atrapalhará sua estratégia de comunicação digital.

São variados os tipos de posts que podem ser publicados dentro do seu blog, mas é importante saber a hora certa de fazer cada um deles. Por isso a importância de um profissional dentro da sua empresa. Um estrategista de marketing digital irá planejar os tipos de conteúdos, as palavras-chave a serem utilizadas dentro de cada um e o foco de cada blogpost. Por exemplo:

Blog de listagem

Eles são fáceis de serem preparados, mas ao mesmo tempo precisam de alta criatividade para chamar a atenção do leitor.

Eles são mais posts com foco na curiosidade. São muitas as possibilidades e esse tipo de artigo costuma ter resultados ótimos, tanto em tráfego orgânico quanto social. Isso porque são fáceis de ler e despertam a curiosidade do público. É o blog perfeito para jogar nas redes sociais da sua empresa e deixar as pessoas compartilharem.

Post Educativo

Certamente você já viu um post educativo por aí enquanto navegava na internet. O objetivo desse tipo de conteúdo é ensinar o público sobre o mercado em que determinado produto ou serviço estão inseridos.

A ideia principal é mais informar o leitor do que vender: pode ser que essa pessoa já use o produto que você esteja falando no conteúdo em si e você vai dar direcionamentos mais específicos sobre como utilizar, aproveitar e tirar vantagens do mesmo. Isso vai alegrar o público alvo e, certamente, ele voltará ali para aprender mais sobre outras coisas e, possivelmente, se tornará um cliente no futuro.

A importância do blog para o relacionamento com o cliente

Além de tudo o que já falamos, a importância do blog também é real quando o assunto é fidelização do cliente.

Se aquela pessoa sabe que dentro do seu site tem um espaço dedicado para tirar dúvidas, trazer curiosidades, notícias e mais entendimento para ela sobre o produto ou serviço que ela precisa, as chances dela voltar a clicar no seu endereço é maior. Além do mais, o Google também vai entender esse comprometimento com sua audiência e o ranqueamento vai permitir que quando uma dúvida surgir e pessoa pesquisar, seu site será entregue.

Fale agora mesmo com quem entende!

Já pensou melhor e entendeu a importância do blog na comunicação digital? Não perca mais tempo. Preencha o formulário abaixo e entre em contato com uma especialista. A SW tem o planejamento ideal para o blog do seu site ficar a cara do seu público. Fale com a gente e deixe a comunicação digital da sua empresa do jeito que ela precisa para vender mais.