Google Meu Negócio: o que é, como utilizar e por que ele é importante para o seu negócio?

Google Meu Negócio: o que é, como utilizar e por que ele é importante para o seu negócio?

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Você que tem uma empresa e quer colocá-la em evidência no ambiente digital, certamente conhece as possibilidades que o próprio Google, como mecanismo de busca mais utilizado pelas pessoas, disponibiliza para ajudar seu site crescer e se tornar mais visível.

No entanto, você sabe exatamente o que cada ferramenta proporciona? O Google Meu Negócio, por exemplo, o que é? Como ele funciona e como as estatísticas do seu site pode melhorar se essa ferramenta for muito bem explorada?

Neste conteúdo, nós explicamos todos os detalhes sobre o Google Meu Negócio, ou Google My Business, como também é conhecido pelas pessoas. 

O que é, afinal, o Google Meu Negócio?

Trata-se de uma plataforma do Google disponibilizada gratuitamente para o cadastramento de empresas e, consequentemente, a divulgação do negócio nos resultados de pesquisas orgânicas. Ao cadastrar uma empresa na plataforma, é possível exibir importantes informações aos usuários, como:

  • Endereço;
  • Telefone;
  • Horário de funcionamento;
  • Fotos do local;
  • Horários de pico;
  • Avaliações dos clientes e usuários do local. 

Como essa ferramenta funciona?

Quando se fala em Google Meu Negócio, o importante é ressaltar que o principal motivo dessa ferramenta é agregar informações das marcas e dar visibilidade dos dados aos usuários. 

Com isso, sempre que uma pessoa realiza uma busca no Google, o algoritmo identifica alguma referência comercial e apresenta os locais relacionados que estão próximos.

Para darmos um exemplo claro disso, vamos supor que você está buscando por agência de comunicação em Ribeirão Preto e, sua localização é o centro da cidade, o Google vai te entregar os resultados próximos, que estão naquela região em que você está buscando. O mesmo vai acontecer se você buscar por lanchonete, loja de roupas, shoppings centers, loja de material de construção e assim por diante. 

Outra questão importante a ser tratada neste conteúdo sobre a importância do uso do Google Meu Negócio é que a definição dos resultados depende de vários fatores. Nem sempre o cadastro mais completo ou próximo é o que vai aparecer em destaque. Os critérios que interferem são os seguintes:

Relevância

Esse quesito avalia a combinação entre a pesquisa do usuário e o registro do negócio. Assim, são apresentados resultados mais personalizados.

Distância

Esse outro fator que é considerado, está ligado ao afastamento entre o usuário e a palavra-chave pesquisada. Por exemplo, se você buscar por “veterinários em Ribeirão Preto”, o algoritmo usará os dados de navegação para apresentar os resultados mais próximos da sua localização. Se quiser alterar o local, precisa escrever “veterinários no Centro de Ribeirão Preto.

Proeminência

Neste ponto, o Google Meu Negócio analisa a popularidade do seu negócio, ou seja, o total de comentários e avaliações que são deixados pelos clientes, bem como a média das notas recebidas, o tráfego no cadastro realizado e a quantidade de cliques feita. Todos esses dados constituem a reputação da sua empresa e determinam o alcance do seu registro.

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Quais informações o Google Meu Negócio permite sobre a empresa?

O Google Meu Negócio permite que o empresário cadastre várias informações e características sobre a sua empresa, como por exemplo:

  • Apresentar a localização da empresa;
  • Mostrar o perfil completo, com os dados para que as pessoas possam entrar em contato;
  • Oferecer um tour virtual pela loja, o que facilita a visualização dos clientes do espaço;
  • Indexar o endereço de diferentes filiais, com o horário de funcionamento de cada uma delas, se esse for o caso;
  • Apresentar comentários e notas de clientes e visitantes;
  • Exibir fotos da sua empresa e de produtos que são oferecidos no local;
  • Acrescentar links externos dos perfis da empresa nas redes sociais.

Para que isso fique mais claro e você consiga tirar todas as suas dúvidas, o ideal é contar com um especialista em Google Meu Negócio, que vai acrescentar todas as funcionalidades dessa ferramenta na estratégia de marketing digital da sua empresa.

Qual a importância do Google Meu Negócio para uma estratégia de marketing?

Depois de tudo que já apresentamos neste conteúdo, fica mais claro entender como o Google Meu Negócio é importante para o seu negócio. 

Assim como deixamos claro no tópico anterior, a presença de um especialista no interior da sua empresa vai ajudar bastante nas estratégias desta ferramenta e, somando ao fato de que o Google é o principal mecanismo de pesquisa atualmente, a sua empresa, então, precisa estar enquadrada nos fatores de ranqueamento e usufruir de todas as ferramentas oferecidas.

Abaixo, seguem alguns tópicos dos benefícios que a sua empresa pode ter com o uso do Google Meu Negócio:

  • Aumento da presença on-line;
  • Maior interação com o público e potenciais clientes;
  • Atinge às pessoas certas;
  • Análise de dados e informações sobre a performance da sua empresa

O Google Meu Negócio pode trazer novas ideias para a empresa?

A resposta é SIM!

O Google Meu Negócio é responsável por gerar informações relevantes, que vão ajudar a entender seu público-alvo de maneira mais detalhada, além de descobrir suas características para traçar estratégias mais focadas e certeiras. A própria plataforma gera gráficos que apresentam dados sobre quantos clientes, por exemplo:

  • Pesquisaram sobre a empresa;
  • Ligaram a partir do telefone encontrado no Google Meu Negócio;
  • Visitaram seu site;
  • Solicitaram a rota para chegar até o local estabelecido.

Além dessas informações contundentes para que você elabore novas estratégias e insights para sua empresa, você ainda vai descobrir como os usuários agiram depois de encontrar o seu cadastro. No entanto, reforçamos mais uma vez que a presença de um especialista em marketing digital, que tenha foco em Google Meu Negócio é de extrema importância. 

O Google Meu Negócio serve para todos os tipos de empresas?

Se você tem uma loja física ou uma empresa de serviços local, essa ferramenta é a opção perfeita. Não importa se você tem uma pequena, média ou grande empresa, o Google Meu Negócio serve para você. 

Mas, preste atenção, muitas pessoas podem pensar ou já ter ouvido falar que essa ferramenta é destinada apenas para empresas que possuem local fixo e, portanto, não serve para aqueles negócios que giram apenas no ambiente on-line. Não é bem assim. Os negócios on-line têm sim espaço dentro do Google Meu Negócio, ou seja, se a sua empresa não tem local fixo, ela pode se beneficiar da ferramenta para geração de depoimentos de clientes, acrescentar informações dos serviços prestados, descrição de alguns principais produtos, entre tantas outras coisas. É sempre importante considerar o Google My Business como mais uma fonte de comunicação on-line e quando isso é feito por um profissional que entende do assunto, o seu negócio vai decolar na internet.

Mas, existem algumas exceções referentes à utilização desta ferramenta e detalhamos nos tópicos abaixo quais são elas:

  • ATMs e caixas de correio expresso são permitidos. Se esses locais forem adicionados, eles devem incluir informações de contato para os clientes obterem ajuda;
  • Empreendimentos sazonais, como parques temáticos, são permitidos, desde que sejam colocados sinais durante todo o ano no local;
  • Os escritórios de vendas ou aluguel são elegíveis para verificação;
  • São permitidas casas de entrega de comida. Instalações para cozinhar e preparar alimentos para entrega em domicílio são permitidas como empresas de serviços públicos locais;

Consulte um especialista em Google Meu Negócio para saber mais detalhes e ver se o seu negócio se enquadra nas exigências dessa ferramenta. 

Onde encontrar um profissional?

Não perca mais tempo deixando sua empresa fora do universo on-line. Profissionalize o seu negócio. Entre em contato conosco. Preencha o formulário abaixo e fale com uma especialista no assunto. A SW é o lugar certo para a sua empresa estar presente no Google Meu Negócio e ser encontrada pelos clientes certos.