Employer Branding:o que é e como aplicar na sua empresa?

Employer Branding:o que é e como aplicar na sua empresa?

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Já pensou comandar uma empresa e ter todos os seus colaboradores plenamente satisfeitos e ainda por cima fortalecendo, ajudando e cooperando com a divulgação da sua marca? Isso tem a ver com o employer branding. Mas, afinal, o que este conceito significa e como você, empresário, pode aplicá-lo dentro da sua empresa?

Antes de darmos sequência e explicarmos algumas ideias de aplicação do employer branding na sua empresa, é importante compreender que este conceito, nada mais é que o índice que mede a popularidade das empresas para com seus funcionários.

Outro detalhe importante a se deixar claro é que apesar do employer branding ter o objetivo de satisfazer os funcionários ou colaboradores, é perfeitamente possível considerar essa estratégia como uma construção e manutenção da imagem, sempre positiva, da sua empresa com os clientes.

Satisfação dos funcionários e dos clientes

Sempre é importante contar com colaboradores engajados e que são excelentes profissionais. Mas, ainda mais interessante, é ter colaboradores que defendem sua marca e que ajudam a fortalecer o relacionamento com os clientes. Então, foque sempre nessas duas estratégias principais do employer branding: satisfação dos funcionários e a imagem sempre positiva da sua marca com os clientes. 

Esses dois fatores são imprescindíveis, pois se uma empresa é bem vista pelos funcionários é muito provável que ela também seja admirada pelos consumidores.

Benefícios de implantar o employer branding dentro da sua empresa

Agora que você já sabe o que significa o employer branding e da importância dele dentro da sua empresa, está na hora de saber dois benefícios de ter essa estratégia funcionando bem dentro do seu negócio. Vamos lá?

Retenção de talentos

São muitos os segmentos que têm problemas com o que chamamos de rotatividade de funcionários. Em outras palavras, isso quer dizer que muitas empresas sofrem com a entrada e saída de profissionais com bastante frequência. 

Além de elevar custos, essa rotatividade traz desconfortos em relação aos clientes. Isso porque eles se adaptam aos estilos de trabalho daquele determinado profissional e com a rotatividade isso impacta negativamente, pois o cliente sempre precisará estar falando com uma pessoa diferente. Isso não é bom para sua marca e com um employer branding bem estruturado, seus funcionários ficarão mais satisfeitos e não haverá mais tanta rotatividade.

Marketing fortalecido

Com a rotatividade menor e seus funcionários felizes, a sua empresa, com certeza, será impactada diretamente no marketing. Isso tende a acontecer porque seus colaboradores serão mais engajados e defensores da marca. Com isso, passarão a indicar os serviços e produto da sua empresa e isso ajuda na diminuição do CAC, custo por aquisição de clientes. 

Afinal, é o desejo de toda empresa ter esse CAC cada vez menor e a diminuição deste custo se torna bem interessante, por isso se faz necessário implantar o employer branding

Como implementar o employer branding?

Para começar com clareza e com fundamentos, a implementação do employer branding dentro de uma empresa, é preciso que três questões estejam bem esclarecidas: qual é o propósito, valor e objetivo da empresa?

Se todo o time está consciente dessas três questões, a empresa estará contando com uma equipe totalmente mais engajada internamente e, com isso, você vai conseguir atrair pessoas que estejam conectadas com aquilo que a sua empresa acredita. 

Outro detalhe importante para entender como implementar o employer branding dentro da sua empresa é investir na capacitação dos seus profissionais, tanto de desenvolvimento pessoal quanto profissional. Existe, atualmente, um mito de que tudo que o funcionário vai aprender em uma capacitação ele pode levar para usar em outro lugar. Este Mito está e precisa continuar sendo quebrado.
A verdade caminha por outro viés, quanto mais você investe e desenvolve seus colaboradores, mais você está reforçando a sua marca.

Agora, preste atenção neste tópico. Não adianta você entender a importância do employer branding dentro da sua empresa, começar a capacitar os seus colaboradores e não divulgar isso pro mercado. Quando entramos nessa questão, nos deparamos com outro mito que é a seguinte: “Se eu divulgar o que estou fazendo dentro da minha empresa, a concorrência vai copiar”.

Não é bem assim, você precisa mostrar o que vem sendo feito, isso é extremamente importante para a sua marca, pois deixa o seu produto mais valorizado. Não pense que investir nos seus funcionários seja um tiro no pé. Ter uma equipe que admira a empresa e mostrar isso para o mercado, só faz sua mensagem positiva e atrativa ser levada cada vez mais longe.

Que tal continuarmos este assunto?

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