Você já parou para pensar em como vai a sua comunicação verbal? Com certeza você conhece alguém ou já passou, pessoalmente, pela situação de ter que apresentar um trabalho ou fazer uma reunião com outras pessoas com aquele famoso friozinho na barriga.
Existem pessoas que suam frio e chegam até ter problemas sérios ao precisar se comunicar em público.
Por isso, se preocupar em entender como vai a sua comunicação verbal é extremamente importante e, por essa razão, a SW Negócios Online preparou este conteúdo para lhe apresentar algumas dicas que você pode aplicar no seu dia a dia para melhorar a forma como se comunica com as pessoas, vamos lá?
O que é a comunicação verbal?
Antes de começarmos com as dicas para você analisar como vai a sua comunicação verbal, nós vamos explicar o significado desta expressão, que nada mais é que tudo aquilo a ser transmitido através das palavras, seja na forma falada ou escrita.
Você já deve ter escutado que a oratória é uma das habilidades mais requisitadas no mercado de trabalho e no mundo dos negócios, não é mesmo? E essa informação é corretíssima, afinal, em diversas situações precisamos trocar informações, seja com clientes, colaboradores ou com a própria equipe de trabalho e, para isso, é importante conhecer os elementos da comunicação verbal para transmitir a mensagem certa da melhor maneira possível.
Por isso, siga todas as dicas abaixo e treine demais a sua comunicação verbal.
Leia em voz alta
A primeira dica para você que busca saber como vai a sua comunicação verbal é ler em voz alta. Pode parecer uma dica até amadora, mas não é.
Quando a gente faz uma leitura em voz alta, estamos trabalhando bastante a dicção, fator importantíssimo na hora de apresentar-se para o público.
Além do mais, se você for uma pessoa dispersa, que costuma perder a concentração facilmente, fazer uma leitura em voz alta é um exercício ótimo para prender sua atenção e te deixar mais focado no que está fazendo.
Grave a sua leitura
Já parou para pensar que observar a si próprio é uma importante tarefa? Pois é, só é possível enxergar o erro e pontos a serem melhorados, quando conseguimos observar a nossa própria leitura.
Por isso, sempre quando estiver praticando o tópico anterior, de ler em voz alta, pegue o seu celular e grave este momento. Depois, ouça quantas vezes forem necessárias e anote pontos que precisam ser melhor trabalhos na sua fala, na sua entonação e na sua dicção.
Este também é um exercício para você perceber o que já está bom e se agarrar nesses pontos para melhorar os demais.
Gesticule bastante
Entender como vai a sua comunicação verbal é levar a sério aquela famosa frase que diz: “o corpo fala”. E ele fala mesmo. Existem pessoas que são bastante expressivas e outras que são mais tímidas, mas independente disso, o corpo está se comunicando o tempo todo. Por isso, não encare essa maneira como ruim, não tenha dó de gesticular enquanto fala.
Os movimentos das mãos tendem a cooperar para o conteúdo que está sendo transmitido ao público e pode ajudar na compreensão.
Saia da sua zona de conforto
Esta última dica pode parecer a mais clichê de todas, mas precisa estar nesta lista para você que deseja analisar como vai a sua comunicação verbal.
Afinal, não existe mudar algo, transformar uma maneira de falar, melhorar uma estratégia se a gente continuar parado no mesmo lugar, fazendo as mesmas coisas e consumindo as mesmas referências. Por isso, saia da sua zona de conforto.
Quando estiver treinando sua comunicação verbal, seja através da leitura em voz alta ou de outra forma, procure textos novos, livros que você ainda não leu e que apresentem conteúdos mais técnicos e com palavras que você, provavelmente, ainda não conhece.
Isso, além de lhe proporcionar conhecer novos termos, vai te ajudar a melhorar o seu vocabulário.
Gostou deste conteúdo?
O que você achou deste conteúdo? Acredita que ele pode te ajudar a entender como vai a sua comunicação verbal? Vamos continuar essa conversa? Clique no botão do WhatsApp ao lado e converse com uma especialista.
Quer mais dicas sobre comunicação para sua empresa? Confira o blog da SW e também o nosso canal do YouTube.