Como montar um Funil de Vendas para o seu negócio?
Você já pensou em montar um funil de vendas para o seu negócio, mas não sabe como fazer isso?
Um funil de vendas sé importante para atrais e conquistar os seus futuros clientes, no texto a seguir, você irá aprender o passo a passo de como montar um funil de vendas para o seu negócio.
O que é um funil de vendas?
O primeiro passo para montar um funil de vendas para o seu negócio é entender o que é um funil de vendas. Um funil de vendas é um modelo estratégico que ilustra as etapas que os possíveis compradores passam, desde o primeiro contato com a sua loja até após se tornarem clientes. Um funil de vendas bem estruturado no seu negócio irá te ajudar a montar estratégias de vendas, mostrando como atrair e conquistar os seus clientes.
Para montar um funil de vendas para o seu negócio, um dos principais requisitos é unir a áreas de Marketing e Vendas, ter como objetivo uma estrutura realista para a jornada de Leads e passagem de oportunidades no momento certo para a abordar os futuros clientes e concretizar as vendas.
Como montar um Funil de Vendas para o seu negócio: Topo do funil
O primeiro elemento do funil de vendas parte da necessidade do cliente.
As pessoas irão descobrir que têm uma necessidade ou problema para ser resolvido, essa é a etapa da consciência, despertada após entrarem em contato com a sua empresa. O papel da sua empresa é fornecer informações para que o público perceba essa necessidade e entre em contato com você.
Como montar um Funil de Vendas para o seu negócio: Meio do funil
Nesta etapa do funil, seus clientes já tiverem o primeiro contato, você estará lidando com os leads conquistados durante o topo do funil. Eles estarão buscando como resolver a necessidade percebida, sua função será ajudar com assistência técnica, mas cuidado! Não tente “vender a qualquer custo”, trabalhe para amadurecer e qualificar os Leads, deixando-os prontos para dar mais um passo no funil de vendas.
Como montar um Funil de Vendas para o seu negócio: Fundo do funil
Finalmente chegamos no momento mais esperado de toda empresa que utiliza o funil de vendas, a decisão de compra. Os Leads que você qualificou passam a ser oportunidades concretas, estão praticamente prontos para serem abordados pelo time de vendas de forma mais incisiva. As duas etapas anteriores servem para gerar confiança entre seus leads e a sua empresa, fazendo com que eles vejam você como uma referência no assunto e alguém com quem podem negociar. Mostre que a sua empresa é o parceiro perfeito para eles!
Como montar um Funil de Vendas para o seu negócio: Passo a Passo
Existem alguns passos práticos para que você consiga montar um funil de vendas para o seu negócio, confira a seguir:
Passo um: Faça um mapa da jornada de compras para descobrir necessidades e comportamentos dos futuros clientes.
Passo dois: Defina os principais marcos que representam as viradas de etapas no funil.
Passo três: Determine as etapas do funil de vendas;