Planejamento de conteúdo: como saber quando e o que devo postar?

Planejamento de conteúdo: como saber quando e o que devo postar?

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Um planejamento de conteúdo é a melhor solução para saber o que postar e produzir conteúdos eficientes. Aqui você tem as melhores dicas de como criar o seu!

Você sabe como construir um planejamento eficiente para o seu negócio ou para os clientes que você atende? O que postar nas plataformas que a empresa está presente?

Em outro conteúdo, já falamos sobre o processo de criar estratégias eficientes e, desta vez, vamos nos aprofundar no assunto!

Por isso, a partir da nossa experiência, traremos dicas valiosas de planejamento de conteúdo e como você pode criar o seu. Acompanhe!

O que é e para que serve o planejamento de conteúdo?

Primeiramente, vamos entender: o planejamento de conteúdo tem a função de traçar uma estratégia capaz de maximizar seus resultados.

Dito isso, ele servirá para dar consistência à comunicação, ou seja, durante um bom período você produzirá conteúdos sem interrupções. 

Em segundo lugar, o conteúdo em si tem a função de criar demanda para os produtos e serviços. Isso ocorre por meio da conexão.

Ou seja, o conteúdo precisa se conectar com o público-alvo que você deseja atingir. Esse público-alvo é o seu cliente em potencial.

Como criar um planejamento de conteúdo?

Agora que você já sabe o que é e a importância do planejamento para o seu negócio ou para os seus clientes, vamos à próxima etapa!

Afinal, como criar um planejamento de conteúdo? Sem dúvidas isso passa por algumas análises de mercado e, claro, conhecer o negócio em questão.

Mas, de que maneira criar um bom planejamento? Confira agora as quatro dicas que preparamos.

  1. Identifique sua persona para o planejamento de conteúdo

O primeiro passo do planejamento de conteúdo é ter clareza sobre seu cliente ideal, ou seja, é fundamental identificar sua persona.

Assim, pergunte: com quem você quer conversar? Ao final de uma ação, para quem você deseja vender ou quem quer alcançar?

Saiba que, não tendo isso muito bem definido, existe o risco de atrair pessoas que não estarão interessadas no seu produto ou serviço.

Então, na primeira etapa você deve descobrir o que a sua audiência espera ver em seus conteúdos!

2. Defina linhas editoriais 

As linhas editoriais são, em outras palavras, os temas que serão abordados nas redes sociais e plataformas digitais que comunicam o seu negócio.

Neste ponto, é importante não abrir demais esse leque de opções: selecione de três a quatro linhas editoriais que poderão se trazer subtemas.

Além disso, essas linhas estão diretamente relacionadas aos conteúdos, que precisam sempre contar com ideias criativas.

3. Crie um funil para seu planejamento de conteúdo

Assim como em muitas jornadas seguidas pelo marketing digital, quando falamos em planejamento de conteúdo isso não é diferente!

Ou seja, crie um planejamento que contemple topo, meio e fundo de funil, respeitando a jornada do cliente.

E, por falar em jornada, é importante lembrar: nem todos os seus clientes estão no mesmo ponto do funil, certo?

Assim, alguns clientes não têm consciência do problema; outros têm, mas também precisam descobrir que você existe e pode trazer soluções para eles.

4. Crie seu cronograma de conteúdo

Já falamos sobre isso, mas é sempre importante destacar: o conteúdo tem como principal função criar demandas para o seu negócio, conexões com seu cliente em potencial.

Por isso, na última etapa do planejamento de conteúdo, o cronograma garante, primeiramente, a definição de plataformas, como Instagram, YouTube, blog, etc.

Em seguida, os tipos de conteúdo, a depender dessas plataformas, como é o caso do Instagram, com Story, Feed e Reels, por exemplo.

Por fim, a definição da periodicidade dos conteúdos para cada uma das plataformas.

Pronto para criar seu planejamento de conteúdo?

Este conteúdo foi elaborado a partir da nossa experiência, trazendo as principais dicas sobre como criar seu planejamento de conteúdo. Ou seja, alguns passos que servem de ponto de partida para criar conteúdo de relevância para o seu público e alavancar resultados!

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